Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

banner divulgacao1

Acompanhe o que vem sendo publicado na imprensa sobre a cultura indígena e a atuação do Museu do Índio na divulgação de uma visão inovadora sobre esses povos.

Museu do Índio contrata pesquisadores para projetos de preservação de culturas e línguas indígenas

Em maio de 2019, o Museu do Índio finalizará o processo de contratação de vinte antropólogos e linguistas para realização de projetos de pesquisa no âmbito do projeto de cooperação técnica com a UNESCO intitulado "Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural de Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Região Amazônica".

Dentre os projetos de pesquisa apresentados, poderão ser contempladas as etnias Arara de Cachoeira Seca, Araweté, Awá-Guajá, Baniwa, Dow, Galibi-Marworno, Guató, Hupdä, Ingarikó, Jamamadi - He Merimã, Kagwahiv, Kanamari (Tsom Djapá), Karipuna, Korubo, Marubo, Miraña/Bora, Moré-Cojubim, Nadëb, Ninan, Parakanã, Sanüma, Taurepang, Tiriyó, povo do Xinane, Yanomami, Ye'kuana, Yuhupdë e Zuruahá.

Embora o Museu do Índio esteja com suas exposições fechadas à visitação, em virtude das obras e procedimentos para adequação de seus espaços às normativas de segurança e prevenção de incêndios, os projetos de pesquisa e documentação de culturas e línguas indígenas ameaçadas se inserem nos esforços que a instituição tem realizado para promover a diversidade cultural dos povos indígenas do país.

Com duração aproximada de um ano, os projetos possibilitarão ainda a contratação de até cinquenta pesquisadores indígenas, que terão assim a oportunidade de se inserir e contribuir nessa iniciativa de preservação da cultura de seus povos.

O resultado esperado desses trabalhos é a documentação de línguas e culturas em produtos como o registro audiovisual de rituais e outros elementos da cultura material e imaterial desses povos, a formação de novas coleções e a publicação de gramáticas pedagógicas, dentre outros.

Museu temporariamente fechado

Por motivos de defesa e valorização do patrimônio indígena, o Museu do Índio/FUNAI está, temporariamente, fechado à visitação.

Leia mais...

Museu do Índio lança acervo digital

O Museu do Índio/FUNAI,em Botafogo (RJ), realiza até o dia 29 de novembro o Seminário Acervos em Rede. O objetivo do evento é apresentar e debater novas metodologias e tecnologias para o tratamento dos acervos digitais.

Leia mais...

Abertura do Seminário Acervos em Rede

Um panorama dos acervos digitais no Brasil foi o tema abordado por Beatriz Kira, Coordenadora de pesquisa do InternetLab, centro de pesquisa em direito e tecnologia, no primeiro dia do encontro no Museu do Índio, em Botafogo-RJ. 

Leia mais...