Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio organiza e disponibiliza Relatório Figueiredo

Museu do Índio organiza e disponibiliza Relatório Figueiredo

Depois de digitalizados pelo Museu do Índio/FUNAI, foram entregues à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados Federais, os representantes digitais do 'Relatório Figueiredo".

Composto por 7.429 folhas em 29 volumes, o material abrange as atividades do Serviço de Proteção aos Índios – SPI (1964 a 1968) e contém informações relevantes sobre a situação das populações indígenas - então atendidas pelo SPI - em relação a saúde, educação e economia desses povos.

O Núcleo do Arquivo do Museu do Índio organizou a documentação - oriunda da sede da FUNAI - há cerca de um ano. Os trabalhos iniciaram com a identificação dos registros e gerou um inventário cujo conteúdo serviu de base para que a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça localizasse a documentação em tela.

O conjunto de documentos recebeu tratamento técnico de higienização e conservação necessário para a sua digitalização. Esse processo é resultado do esforço de técnicos do Museu do Índio em disponibilizar à Comissão, em curto espaço de tempo – cerca de um mês -, registros de grande valor histórico.

Veja a exposição virtual sobre o indigenismo brasileiro.