Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

banner divulgacao1

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Museu do Índio no Dia Internacional dos Povos Indígenas

A instituição abre para o público, no dia 9 de agosto, a quarta edição do Programa Índio no Museu, dedicada aos Ashaninka (AC), povo que habita a região de fronteira entre o Brasil e o Peru.

84 NC9
A mostra 'Ashaninka, O Poder da Beleza' revela, a partir de mitos, fotos e objetos de uso ritual e cotidiano, os dois grandes eixos a partir dos quais gira a cosmovisão desse povo: a procura pela imortalidade e a fragilidade do amor.
O público que visitar a exposição nos dias 9 e 10 de agosto, sábado e domingo, terá a oportunidade de conversar com os próprios Ashaninka, que estarão no Museu do Índio, às 16 horas, para falar sobre suas tradições e modo de vida nas aldeias. O evento conta com o apoio da Unesco Brasil.

A exposição

26 SL2Tomar banho e fazer uma pintura facial ao acordar são rituais obrigatórios para um Ashaninka. Toda essa preocupação com a estética, fortemente presente na vida cotidiana das aldeias, está representada em fotos que podem ser vistas no Espaço Museu das Aldeias/Museu do Índio. As imagens mostram a potencialidade da arte corporal Ashaninka e a preparação de seus corpos para guerrear e seduzir. Chapéus, carimbos e desenhos também estão na mostra, além de adornos corporais e roupas, como o Kitarentse - túnica longa que comunica corpo e cosmos - e os Txoxiki - grandes colares feitos com sementes. Cada linha desenhada, tatuada ou tecida é conectada aos mitos e à vida social Ashaninka.

A4-8Nos espaços expositivos do Museu do Índio, em Botafogo, o visitante encontra, em mostras etnográfica e fotográfica, toda a riqueza da arte corporal e do poder da beleza que se manifesta no universo da etnia. Ao percorrer as exposições, o público compreende o significado da arte no modo de vida desse povo. A parceria direta com os índios é uma das prioridades dessa iniciativa, que tem como objetivo, a documentação e a divulgação da cultura material indígena. A curadoria é assinada pelos pesquisadores Peter Beysen e Sonja Ferson.

Os Ashaninka

Os Ashaninka ocupam, hoje, uma região de fronteira entre o Brasil e o Peru. Somam aproximadamente 70 mil pessoas, sendo a maioria habitante de aldeias em território peruano. No Brasil, as aldeias se localizam nas proximidades dos Rios Envira, Amônia e Riozinho, no Acre. Pertencem a família linguística Aruak (ou Arawak) e são o principal componente do conjunto dos Aruak sub-andinos, junto com os Matsiguenga, Nomatsiguenga e Yanesha (ou Amuesha). Apesar de existirem diferenças dialetais, os Ashaninka apresentam uma grande homogeneidade cultural e linguística.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas

A UNESCO celebra mundialmente, em 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, como forma de promover os direitos das populações indígenas, bem como promover o reconhecimento da sua contribuição à cultura e ao desenvolvimento sustentável. Em mensagem por ocasião do Dia em 2014, a Diretora-Geral da UNESCO Irina Bokova lembra que a data é uma oportunidade para que todos se mobilizem para acabar com as desigualdades que ainda existem na realização efetiva dos direitos dos povos indígenas. "Esta questão é fundamental hoje e no futuro, com vistas à configuração da agenda para o desenvolvimento pós-2015", afirma Bokova.

Serviço

Museu do Índio no Dia Internacional dos Povos Indígenas - 9 de agosto
Entrada gratuita.
- Exposição Ashaninka - O Poder da Beleza
Abertura: 9 de agosto, sábado, às 13h.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30min;
Sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.
- Apresentação Cultural Ashaninka
Dias 9 e 10 de agosto, às 16 h.
Grupo de 13 representantes Ashaninka vai recepcionar o público visitante e falar sobre suas tradições e modo de vida.
Entrada gratuita.

Museu do Índio - Rua das Palmeiras 55 – Botafogo – RJ.

 DSC8430  DSC1595a  DSC9219 txoxikitanta-bx

Comunicação Social/MI
31/7/2014

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h 30min; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h. Entrada gratuita.
Rua das Palmeiras, 55. Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - Brasil. CEP 22.270-070. Tel.: (21) 3214.8700

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI