Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

banner divulgacao1

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Pesquisador do Inpa descobre verme africano causador da Mansonella em índios do

Pesquisador do Inpa descobre verme africano causador da Mansonella em índios do

MANAUS – O pesquisador Victor Py-Daniel do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) descobriu uma nova doença causada por um verme africano, que está atingindo índios do norte do Amazonas.
Victor Py-Daniel queria entender porque muitos índios no Noroeste do Amazonas tinham febre alta e dores no joelho, depois de picados por um mosquito conhecido como "maruim".

 O pesquisador passou três meses na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 1100 km distante de Manaus) onde estavam os índios doentes. Em seus estudos foi constatado um novo tipo de verme no sangue dos índios.
As amostras de sangue coletadas dos índios foram trazidas para Manaus e analisadas no Inpa. 30% dos exames feitos nos índios da região deram positivo para a Mansonella, doença causada pelo verme africano.

Tratamento
A nova doença pode levar à morte porque ataca o sistema nervoso central e o pericárdio, a membrana que envolve o coração. Segundo o pesquisador, o tratamento é feito com o uso de remédios contra o verme, com fórmulas semelhantes às usadas no combate aos parasitas mais comuns.

 


 Fonte: TV Amazonas - NL