Página Inicial > Divulgação > Notícias > Biblioteca Virtual: documentação indígena mais perto do público

Biblioteca Virtual: documentação indígena mais perto do público

Para democratizar ainda mais a consulta a seus documentos, o Museu do Índio, da FUNAI,  apresenta  a Biblioteca Multimídia Virtual e de Organização Virtual

como nova ferramenta de apoio à pesquisa, tornando o acesso mais ágil e eficaz às informações sobre as ações do indigenismo brasileiro a partir do século XIX.

spi10205 - malcher jos maria da gama. posto indgena ua. par 1 negativo pb 35 mm

Com um importante acervo para a garantia dos direitos indígenas, a instituição consolidou-se - ao longo de seus 61 anos de história - como fonte de referência para estudos sobre as questões indígenas. Os pesquisadores, principalmente os indígenas, têm buscado, nos registros textuais do Serviço de Proteção aos Índios - SPI, dados sobre as suas terras e culturas que garantam os seus direitos constitucionais como cidadãos brasileiros. (Foto: spi10205 - malcher jose maria da gama. posto indgena ua. par 1 negativo pb 35 mm).

Em 2015, destaca-se a comemoração dos 150 anos de nascimento de Rondon. Assim, já está  disponível, na Biblioteca Virtual, todo o material digitalizado referente aos volumes da Comissão Rondon, totalizando 11.221 páginas.

Saiba mais sobre os documentos disponíveis na recém-lançada edição do jornal Museu ao Vivo.

A Biblioteca Virtual encontra-se disponível "aqui" para consultas e leitura sobre diversos assuntos relacionados às questões indígenas.

Para a pesquisa, siga o passo a passo:
1º - Ao entrar na página do Acervo do Museu do Índio no campo "pesquisa" docpro-pesquisardigite o assunto que lhe interessar (não importa se escrever em maiúsculo/minúsculo, com ou sem acento) que virão todas as páginas que falem sobre este assunto. Exemplo: Ao digitar "PATAXO", lhe aparecerá todas as páginas referentes ao assunto "PATAXO". Para "navegar" por todas as páginas que tem esta informação é só clicar nas setinhas de "ocorrência" docpro-ocorrencias.

2º - Para continuar lendo sobre determinada informação e caso queira continuar "navegando" nas páginas da mesma é só clicar nas setinhas acima à direita docpro-setinhasou ainda nas setas grandes nas laterais do documento.
3º - Caso queria aumentar o tamanho do jornal para melhorar na sua leitura é só clicar na "lupa" docpro-lupaque se encontra no canto direito acima na sua tela e clicar em "encaixa nas laterais" ou "75%" ou ainda, "tamanho original".

Obs: Qualquer dúvida, é só clicar no ícone "ajuda" que é a "bóia" vermelha docpro-boiaque se encontra acima, no meio da tela do seu computador.

Matéria relacionada:

Navegador fala de felicidade, vinhos do interior goiano e paisagens sonoras

CS-16/12/2014