Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

banner divulgacao1

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Anote aí: 20 de julho, lançamento do catálogo da exposição A Presença do Invisível

Anote aí: 20 de julho, lançamento do catálogo da exposição A Presença do Invisível

A mais recente publicação do Museu do Índio registra todo o processo de construção da exposição que por quase cinco anos – junho de 2007 a janeiro de 2013 – ocupou o prédio principal da instituição.

Uma das mais impactantes mostras de longa duração do Museu, A Presença do Invisível – Vida Cotidiana e Ritual entre os Povos Indígenas do Oiapoque resultou de um longo processo de parcerias institucionais que envolveu representantes das comunidades indígenas do Oiapoque, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
A Presenca do Invisivel

O catálogo, que será lançado no dia 20 de julho, em meio à programação do curso Dimensões das Culturas Indígenas, traz detalhes que vão desde a montagem da exposição, incluindo o início das pesquisas de campo, até seus desdobramentos, passando por questões conceituais, de execução e museológicas, entre outras. A publicação reúne artigos de especialistas organizados por Lux Boelitz Vidal, Luis Donisete Benzi Grupioni e José Carlos Levinho.

Além de inúmeros produtos – publicações, oficinas, mostras de curta duração – desenvolvidos ao longo do período, os desdobramentos da exposição A Presença do Invisível tiveram grande impacto para o Museu do Índio. A instituição reorientou seu programa de trabalho para estar mais próximo aos povos indígenas.

Como resultado desse movimento, surgiu o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas-PROGDOC que, com o apoio da Unesco, já envolveu 35 povos indígenas, de 14 Estados, com a realização de mais de 330 oficinas com pesquisadores indígenas. Outro desdobramento significativo, foi a consolidação de um vínculo de cooperação entre o Museu do Índio e o Museu Kuahi , no Oiapoque, resultando em parcerias.

A implantação do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas foi uma importante conquista da instituição em prol das culturas indígenas do País. Todo esse trabalho é realizado com grande dedicação por uma equipe de servidores públicos qualificados que insistem num diálogo permanente e de cooperação com representantes de diversas etnias.

Comunicação Social
14/06/2016

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h 30min; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h. Entrada gratuita.
Rua das Palmeiras, 55. Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - Brasil. CEP 22.270-070. Tel.: (21) 3214.8700

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI